sábado, 20 de junho de 2009

Sindicato dos Bancários de Chapecó se filia a CTB

A assembléia dos bancários de Chapecó, Xanxerê e Região, realizada no dia 17 de junho, aprovou com apenas uma abstenção a desfiliação do sindicato da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A desfiliação ocorreu, principalmente, pela falta de autonomia da CUT em relação ao governo, pela ausência nas lutas dos bancários e por um método de direção em que um grupo exerce domínio sobre a central.

Ainda na assembléia, foi aprovada a filiação do sindicato na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Contribuiu nessa decisão a concepção da CTB de ser uma central classista (estar sempre do lado do trabalhador), ter autonomia em relação a governo e patrões e assumir uma proposta plural de sindicalismo.

Em relação ao movimento bancário, ajudou na decisão de filiação a CTB, o fato de o sindicato ter uma ligação de longa data com dirigentes que estão nessa central, nos congressos e nas campanhas salariais. Além disso, tem identidade com o jeito do sindicato de encaminhar as lutas, defende a proposta de fortalecer as mesas específicas de negociação, mantendo a campanha salarial unificada, busca resgatar bandeiras como a recuperação de perdas salariais passadas, garantia de emprego e prioriza a luta pelo fim do fator previdenciário.

O dirigente nacional da CTB Eduardo Navarro, os dirigentes Milano e Luciano do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e os Presidentes do Sindicato dos Vigilantes de Chapecó Máximino Costa edo Sindicato dos professores da Rede particular Erivelton Konfidera acompanharam como convidados da Assembléia.


Fonte SEEB Chapecó.

Nenhum comentário:

Mais vistos

Arquivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO