terça-feira, 7 de julho de 2009

Bancários da Bahia e Sergipe defendem aumento real de salários

Reivindicar aumento real de salários foi uma das resoluções da XI Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe, realizada no último sábado, dia 4, em Salvador. Com a presença de 208 delegados dos sindicatos da base da Federação, sendo 162 homens e 46 mulheres, foram discutidas a estratégia para a campanha salarial, as reivindicações, as questões econômicas e a conjuntura nacional e internacional. Dentre os presentes, o bancário e deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB/BA) saudou os participantes da Conferência, observando que a crise econômica interfere na campanha salarial, mas são os empresários que devem pagar por ela e não os trabalhadores.

Conjuntura - No debate sobre conjuntura, Everaldo Augusto, diretor da Federação e da CTB

Nacional, avaliou que os movimentos sociais e as entidades sindicais estão diante de uma tarefa de contribuir para a construção de uma alternativa progressista para a crise financeira internacional. "O neoliberalismo não está sepultado. O processo de sepultamento é político e depende de nossa capacidade de mobilização e de luta", afirmou. Sobre política na América Latina, Everaldo salientou que todos os países que obtiveram vitória contra as forças neoliberais têm passado por um processo de golpismo, como ocorre agora em Honduras. "Os movimentos sociais precisam estar mobilizados para lutarem contra estes movimentos golpistas", concluiu.

Campanha salarial - Diante da crise econômica internacional, a economista do DIEESE, Ana Carolina Davanço, prevê que os bancários terão mais trabalho e menos participação nos lucros por causa da queda da lucratividade e fusão de bancos no setor financeiro nacional. Apesar disso, Davanço constatou uma melhora nas negociações trabalhistas comparando o primeiro trimestre de 2009 com o primeiro trimestre de 2008. Pelos cálculos do INPC-IBGE, a projeção de inflação acumulada no período de setembro-2008 a agosto-2009 é de 4,72%.


Para Emanoel Souza, presidente da Federação, nesta campanha salarial os bancários devem reafirmar a estratégia de mesa única na Fenaban e negociações específicas nos bancos públicos para obter conquistas. "A marca desta campanha deve ser o aumento real de salários", defendeu. Já Elder Perez, diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, expôs os resultados da pesquisa realizada na base da entidade, que revelou o interesse dos bancários em participar da Campanha Salarial 2009, além de relacionar como prioridades o aumento real, uma PLR melhor e a ampliação do piso salarial da categoria.

Saúde e condições de trabalho - No período da tarde, o Painel sobre Saúde e Condições de Trabalho foi apresentado por José Barberino, diretor do SEEB-BA, e Fernando Dantas, diretor da Federação e da CTB-BA. Os dois demonstraram questões que afligem a categoria bancária, como a situação dos lesionados, o transporte irregular de malotes, os traumas ocasionados pelos assaltos a bancos, o assédio moral, o péssimo atendimento da Previdência aos trabalhadores, principalmente, o desrespeito dos peritos do INSS, e a reintegração profissional. Entre as ações a serem desenvolvidas pelos sindicatos na área de saúde ocupacional, os diretores sugerem a formação de comissões de lesionados, reuniões periódicas e a criação do FORUMAT (Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho) na base em que ainda não está instalada.

Moções - Ao final da Conferência Interestadual, foram aprovadas três moções: Repúdio ao golpe de Estado em Honduras e em apoio ao povo hondurenho; Em apoio ao Movimento em Defesa do Banese (Banco do Estado de Sergipe); e Em repúdio às Práticas Antissindicais e Anti-trabalhistas do Bradesco em Vitória da Conquista.

Participação - Dentre os 208 delegados na Conferência, a participação por sindicato da base da Federação foi a seguinte: Jequié (3), Vitória da Conquista (10), Ilhéus (10), Irecê (9), Itabuna (8), Sergipe (25), Feira de Santana (34), Jacobina (5) e Bahia (104).

Fonte: FEEB-BA/SE


Nenhum comentário:

Mais vistos

Arquivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO