sexta-feira, 27 de agosto de 2010

28 de agosto: Dia do Bancário

Histórico - Foi em 28 de agosto de 1951 que começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da categoria. Os bancários reivindicavam um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

O Dia do Bancário será comemorado neste sábado, 28 de agosto, em todo o país. Os sindicatos filiados à Federação da Bahia e Sergipe promovem várias atividades para celebrar a história de lutas e conquistas da categoria. A data foi criada há 56 anos para recordar uma das mais importantes greves dos bancários.

Em Salvador, a data é comemorada no domingo, dia 29, com a Corrida Rústica dos Bancários, evento promovido pelo SEEB-BA. Em Aracaju, o Sindicato de Sergipe lança a Campanha Salarial 2010 com a tradicional caminhada do Dia do Bancário, a partir das 7 horas da manhã. Logo após, as comemorações continuam no Clube do Banese, com café da manhã e show de Isaac Borges e Banda.

Em Itabuna, as comemorações terão a participação da Banda Encontros, numa festa que acontece nesta sexta-feira, dia 27, no Grapiúna Tênis Clube, a partir das 19 horas. O início do evento terá a participação do cantor Robinho Show. No sábado, será realizado o XVI Torneio Início ao XVII Campeonato dos Bancários, a partir das 8h30, no Clube dos Bancários. Em Ilhéus, haverá nesta sexta-feira uma confraternização no auditório do Sindicato, com um delicioso café da manhã e, no sábado, um torneio esportivo na AABB.

Em Feira de Santana, o sindicato realizou nesta sexta-feira um café da manhã e a Feira de Saúde para a categoria, com a participação da diretora da Federação, Grassa Felizola. Em Irecê, o Sindicato promove na noite desta sexta-feira, em sua sede, a tradicional Festa dos Bancários, animada pelo artista Murillo Lima & Banda.

Já em Vitória da Conquista, no domingo (29), ocorrerá um happy hour no clube da AABANEB com música, espaço de lazer para crianças e deliciosos quitutes. O tecladista Bill dos Teclados abrirá a confraternização a partir das 9h paralelamente à terceira rodada do Campeonato de Futebol Integração Bancária.

Fonte: Federação dos Bancários BA/SE

Nenhum comentário:

Mais vistos

Arquivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO