quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Congresso internacional dos trabalhadores do ramo financeiro

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, acontece em Nova Delhi, na Índia, o 1º Congresso da União Sindical Internacional de Sindicatos dos Trabalhadores de Bancos, Financeiras e Seguradoras (USI-Finanças/TUIBIFU). O evento, promovido pela Associação dos Trabalhadores dos Bancos de Toda Índia (AIBEA) e pela Federação Sindical Mundial (FSM/WFTU), tem o objetivo de consolidar uma rede de atuação sindical mundial dos trabalhadores do ramo financeiro para fortalecer e articular a luta por melhores condições de trabalho. 

Estarão presentes no Congresso, compondo a delegação brasileira, Emanoel Souza, presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, e Alex Livramento, membro da Coordenação Nacional do Ramo Financeiro da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). A expectativa é que participem do evento 140 delegados de 45 entidades sindicais de 30 países, como Bósnia, Sérvia, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Equador, Grécia, Irã, Nigéria, Paquistão, Peru, Portugal, África do Sul, Síria, Uruguai, Venezuela e Índia.

Na avaliação de Alex Livramento, como hoje o sistema financeiro está organizado internacionalmente, em que há a volatilidade de capitais, os trabalhadores devem também se organizar internacionalmente, tanto para troca de experiências como para planejar atuações sindicais conjuntas. Já Emanoel Souza destaca: "Estaremos defendendo o fortalecimento da articulação internacional dos trabalhadores do ramo financeiro a partir do ponto de vista de um sindicalismo classista, autônomo e de base".


Nenhum comentário:

Mais vistos

Arquivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO