sábado, 10 de agosto de 2013

Fenaban bloqueia negociação sobre saúde

A saúde do trabalhador e as condições de trabalho são prioridades da campanha salarial deste ano. Mas, pelo visto, só para os bancários. A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) já sinalizou que não vai fazer acordo e atender as reivindicações da categoria. 
 
Foto: Jailton Garcia
O assédio moral, principal responsável pelo adoecimento dos trabalhadores, gerou impasse entre o Comando Nacional e banqueiros, na primeira rodada de negociação. Os próprios bancos criam instrumentos que deveriam ser utilizados para denúncia da prática, mas que acabam se tornando armas contra os bancários. Em geral, os denunciantes sofrem represálias e acabam demitidos.

Sobre o programa de reabilitação profissional, a Fenaban afirmou que o tema não é de conflito, mas de interesse comum. No entanto, insiste em transferir a responsabilidade para a Previdência Social. 


Outro ponto levantado é sobre a garantia de salário para trabalhadores afastados. Após a alta médica, a remuneração só é mantida por 10 dias. O entendimento é de que o banco deve arcar com o pagamento enquanto perdurar a indefinição da situação do trabalhador.

“Não queremos uma cláusula pela metade. Queremos que os banqueiros assumam essa responsabilidade. Os bancários adoeceram no ambiente de trabalho”, afirma o secretário-geral da Feeb, Hermelino Neto, presente na negociação desta sexta-feira (09/08). A Fenaban se negou a atender todos os pontos sobre saúde, inclusive, se mostrou irredutível a estender o plano de saúde e odontológicos para os aposentados. 

Outro assunto preocupante é a segurança bancária. Diante do aumento de ataques, a categoria exige medidas de prevenção contra assaltos e sequestros, garantia de emprego para as vítimas, além de assistência médica, psicológica e medicamentosa. 

A segunda rodada de negociação está agendada para quinta e sexta-feira (15/08 e 16/08). O tema é emprego. Vale lembrar que os bancos têm abusado das demissões imotivadas.

Nenhum comentário:

Mais vistos

Arquivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO